Janelas Para Vida

Uma nova Janela se abre para você

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Duas cidades e dois finais diferentes


“Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.” Salmo 127:1

Jerusalém e Babilônia. Duas cidades muito conhecidas, porém por definições opostas. Jerusalém conhecida como a cidade santa já Babilônia a cidade mal. Estás cidades até os dias de hoje são muito cobiçadas e não era diferente no passado.

O CENÁRIO

Babilônia (ano 539 a.C.)
Ali estava Babilônia uma cidade imponente, com um exercito numeroso, forte e bem treinado. Era noite de festa, o rei Belsazar neto de Nabucodonosor comia, bebia e festejava junto com todo sua badalada cidade, a capital do mundo naquela época. Nessa festa o rei com todo seu sentimento potencialidade dentro do seu coração, cometeu um erro grave: desafiou a Deus. Resolveu beber nos copos de ouro e prata do templo de Jerusalém, e assim ele bebeu junto com seus convidados e suas concubinas levando a satisfação do seu ego humano ao êxtase.

Jerusalém (por volta do ano 701 a.C)
Ezequias rei de Judá chorava ao ver a situação de Jerusalém, ela estava cercada pelo cruel exército do rei da Assíria. Senaqueribe havia enviado mais de 150 mil homens para invadir a tão sagrada Jerusalém e mandou o seguinte aviso ao povo de Jerusalém: “O seu deus, em quem você confia, lhe disse que Jerusalém não vai cair nas minhas mãos; mas não deixe que ele o engane. Você já ouviu falar daquilo que um rei assírio faz com qualquer país que ele resolve destruir? Por acaso, você pensa que poderá escapar?”
Este aviso fez com que o povo de Jerusalém ficasse apavorado ainda mais e para aqueles que não tinham fé já parecia tudo perdido.

O DESFECHO

Babilônia
De repente o que era festa se transforma em profundo terror, pois uma mão misteriosa aparece e escreve na parede a seguinte mensagem para o rei: “ Deus contou o número dos dias do reinado do senhor e resolveu terminá-lo [pois] o senhor foi pesado na balança e pesou muito pouco [portanto] o seu reino será dividido e entregue aos medos e aos persas.” Ao rei ler aquela mensagem ficou desesperado! Como seria possível a tão forte e imponente Babilônia ser invadida? Mas naquela mesma noite o exército dos medos-persas comandado por Dario taparam o rio que atravessava a cidade de Babilônia e entrou em Babilônia com toda seu exército e ainda “Naquela mesma noite, Belsazar, o rei da Babilônia, foi morto”.

Jerusalém
Nos olhos humanos tudo já parecia perdido, um massacre parecia estar prestes à acontecer, porém no momento em que a esperança estava prestes a desaparecer o Senhor Deus disse (em relação ao rei da Assíria): “Ele não entrará nesta cidade e não atirará uma só flecha contra ela. Nenhum soldado com escudo chegará perto da cidade, e não serão construídas rampas de ataque ao redor dela O rei da Assíria vai voltar pelo mesmo caminho por onde veio, sem ter entrado nesta cidade. Eu defenderei e protegerei esta cidade por causa da minha honra e por causa da promessa que fiz ao meu servo Davi. Eu, o SENHOR, falei.”.
Essa palavra encheu de alegria o coração de Ezequias, mas eram tantos homens do lado de fora, o que Deus iria fazer? Veja o que o relato bíblico diz: “Então o Anjo do SENHOR foi até o acampamento dos assírios e matou cento e oitenta e cinco mil soldados. De manhã, os que sobraram viram os corpos dos mortos. Aí Senaqueribe, o rei da Assíria, se retirou, voltou para Nínive e ficou lá.”. Assim os habitantes de Jerusalém agradeceram e louvaram o nome do Senhor.

LIÇÃO
Deus sempre está no controle de nossas vidas, por mais que as circunstancias possam parecer adversas Ele sempre está sobe controle da situação. O rei da Babilônia confiou no seu exército, nas suas muralhas, em tudo menos em Deus, entretanto de nada adianta se ter tudo quando não se tem a Deus. Enquanto isso Ezequias confiou em Deus e apesar de tudo parecer impossível, Deus mostrou que Ele sempre guarda os que o amam. Que você possa confiar em Deus e entrega-lo sua vida pois Ele te ama e está sempre disposto a cuidar de você.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, queremos ouvir o que você pensa!